Nervi-Onervoestressadinho

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Nervos

Postado por Andressa e Karine às 05:57 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

Quem sou eu

Minha foto
Andressa e Karine
Ao realizarmos este blog durante algumas aulas da disciplina de biologia na Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, tivemos como objetivo informar sobre o Sistema Nervoso e Endócrino, suas funções, como se desenvolvem as doenças nessas regiões e algumas curiosidades que despertem o interesse sobre o assunto; afinal, são esses sistemas que promovem a adaptação do corpo às diversas condições ambientais.
Ver meu perfil completo

Arquivo do blog

  • ▼  2010 (23)
    • ►  setembro (22)
    • ▼  agosto (1)
      • Nervos

Causas do estresse

O estresse surge devido ao número de exigências e obrigações, de diversos níveis, que as pessoas recebem todos os dias. Essas exigências são físicas, mentais, emocionais, e até mesmo de natureza química. A palavra “estresse” é utilizada tanto a situação estressante quanto os sintomas vivenciados sob sua influência (resposta ao estresse).
O estresse ativa o sistema nervoso simpático, estimulando a liberação de hormônios por todo o corpo da pessoa estressada. Esses hormônios dão energia a pessoa, como a reação de “luta ou fuga” (espécie de “alarme” que toca internamente em situações que o corpo se encontra em perigo).

Estresse e o Cafézinho

Tomar muito café prejudica a produtividade no trabalho, de acordo com uma pesquisa encomendada por uma fábrica de água mineral. Segundo os pesquisadores, o consumo de 3,5 xícaras de café acarreta lapsos de concentração e ajuda a aumentar o estresse. Os resultados da pesquisa também condenam o excesso de chá, que, de acordo com os pesquisadores contratados pela fabricante de água mineral Volvic, produz efeito similar aos do café por meio do aumento do nível de cafeína no organismo. A pesquisa foi feita com mil pessoas que trabalham em escritórios. Desse total, 76% disse que tomava café, chá ou refrigerantes que contem cafeína pelo menos três vezes por dia.

Depressão

A depressão é um problema médico caracterizado por diversos sinais e sintomas, dentre os quais dois são essenciais: humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio e redução na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer.

O estado depressivo diferencia-se do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento, se o doente aceitar o tratamento e contar com o apoio da família.

As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, separação dos pais, rejeição, drogas, problemas na escola e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.

Ansiedade

Ansiedade é um estado emocional natural que ocorre com todas as pessoas, quando elas se vêem diante de situações, tais como: expectativas frente a algo desejado; a espera de uma resposta ou uma definição; uma decisão a tomar; antes e após uma situação de risco e perigo; durante uma cirurgia; um exame clínico, entre outros. Na adolescência, também é comum , por causa da escolha e perspectiva frente ao futuro profissional. As causas da ansiedade podem ser várias: fatores ambientais, psicológicos, químicos, pré-disposição hereditárias, etc. Entre as causas que afligem as pessoas, as psicológicas inconscientes provocam sintomas indesejáveis, impossibilitando as pessoas de conseguirem muitas vezes relaxar e descontrair.

São inúmeras as situações e eventos que todo ser humano fica exposto a essa inquietude denominada ansiedade. Agitação e perturbação interior influi sensivelmente em todas as funções cerebrais. Quando essas manifestações se prendem a causas psicológicas inconscientes, poderão ocorres perturbações carregadas de aflição, angústia, receio, medos e incertezas. Caso essas sensações permaneçam por tempo prolongado, esse tipo de ansiedade é considerado inadequado e, juntamente com outros fatores pode levar a depressão.

Seguidores

Nao ao cigarro!

Pare de Fumar

Musica para o blog do Sistema Nervoso

http://www.youtube.com/watch?v=CRZDZJJaE_8

assista !
Tema Marca d'água. Imagens de tema por Raycat. Tecnologia do Blogger.