sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Meningites, Malária e Cisticercose Cerebral.


     Infecções bacterianas também podem causar meningites. As principais bactérias causadoras de meningite são Neisseria meningitides (responsável pelos surtos epidêmicos) e Hemophilus influenza. Embora sejam mais comuns em crianças, as meningites bacterianas também podem atingir pessoas adultas. Os sintomas são semelhantes aos das meningites virais, porém mais graves, podendo levar ao estado de coma e à morte. As meningites podem ser prevenidas pela vacinação e tratadas com antibióticos.
     O protozoário Plasmodium falciparum pode causar a malária cerebral, que se manifesta em cerca de 2% a 10% dos portadores do parasita. Destes, cerca de 25% morrem em consequência da infecção cerebral.
      A tênia, um verme platelminto, pode atingir o cérebro causando cisticercose cerebral. A pessoa adquire a doença pela ingestão de alimentos contaminados com os ovos da tênia. A larva do verme, ao sair do ovo, atravessa a parede intestinal e penetra na circulação sanguínea, tornando possível a formação de cistos no cérebro. A cisticercose cerebral pode provocar sintomas semelhantes aos dos ataques epilépticos, com desmaios e convulsões.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário