Nervos são fios finos e esbranquiçados, formados pela união de vários axônios, que partem do encéfalo e da medula espinal, ramificando-se e atingindo todas as regiões do corpo e gânglios nervosos são pequenas dilatações que contém corpos celulares de neurônios, cujos prolongamentos formam os nervos.
De acordo com os tipos de neurônios que apresentam , os nervos podem ser classificados em sensitivos ou aferentes, motores ou eferentes e mistos. Costuma-se classificar os nervos também de acordo com a região do sistema nervoso central à qual estão unidos: nervos ligados ao encéfalo são chamados de nervos cranianos, e nervos ligados à medula são chamados de nervos raquidianos ou espinais.
Os nervos cranianos conectam o encéfalo a órgãos dos sentidos e a músculos, principalmente da região da cabeça; os nervos raquidianos conectam a medula espinal a células sensoriais e a músculos das diversas partes do corpo.
Os nervos raquidianos comunicam-se com a medula espinal passando por espaços que há entre as vértebras. A cada espaço invertebral há um par de nervos raquidianos, um de cada lado da coluna vertebral. Cada nervo liga-se à medula por dois conjuntos de fibras nervosas, denominadas “raízes” do nervo. Uma das raízes de um nervo raquidiano liga-se à parte dorsal da medula (raiz dorsal), e a outra se liga à parte ventral da medula (raiz ventral).
A raiz dorsal de um nervo raquidiano é formada somente por neurofibras sensitivas, enquanto a raiz ventral é formada somente por neurofibras motoras. Assim, se a raiz dorsal de um nervo espinhal for lesada, a parte do corpo inervada perderá a sensibilidade, sem sofrer paralisia muscular. Por outro lado, se houver lesão na raiz ventral de um nervo espinhal, ocorrerá paralisia dos músculos inervados, porém sem perda das sensações de pressão, temperatura, dor, etc. o vírus da poliomielite, por exemplo, causa lesões na raiz ventral (motora) dos nervos espinhais; sem a devida estimulação nervosa, os músculos atrofiam e a pessoa perde parte da atividade dos membros atingidos.
Na raiz dorsal de cada nervo raquidiano há um gânglio espinal, no qual se localizam os corpos celulares dos neurônios sensitivos. Os corpos celulares dos neurônios motores ficam dentro da medula, onde constituem uma substância cinzenta medular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário