O encéfalo é o órgão que processa informação, forma-se no início do desenvolvimento embrionário de uma dilatação da região anterior do tubo nervoso, a qual logo se diferencia três regiões, denominadas, da porção anterior para a posterior: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Por volta da quinta semana do desenvolvimento embrionário humano, o prosencéfalo diferencia-se no telencéfalo e no diencéfalo, enquanto o mesencéfalo permanece indiviso e o rombencéfalo diferencia-se no metencéfalo e no mielencéfalo. Todas as partes do encéfalo de um adulto derivam dessas cinco regiões; o restante do tubo nervoso embrionário origina a medula espinal.
As principais partes do encéfalo humano são: cérebro (telencéfalo e diencéfalo), cerebelo, mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano. Ao conjunto formado pelo mesencéfalo, pela ponte e pelo bulbo raquidiano, dá-se o nome de tronco encefálico.
Todas as partes do encéfalo, bem como a medula espinal, são envolvidas por três membranas do tecido conjuntivo, as meninges.
Nenhum comentário:
Postar um comentário